COMO VOCÊ LÊ AS POSTAGENS AQUI APRESENTADAS?


quarta-feira, 5 de novembro de 2014

O Brasil que podemos ter - LYA LUFT


          
                                                                      
A  gente pode ter o Brasil que quiser, o país que merecemos pelo nosso trabalho, sonho, luta, esperança e valor. Pelo sofrimento de milhões. Depende do que a gente quer, realmente.
Quero um país onde as ruas não sejam um campo de batalha, mas de seguir para o trabalho, para a escola, fazer compras, voltar para casa, se sentir seguro. Quero um país onde as casas e edifícios não sejam fortalezas nas quais nos refugiamos amedrontados. Quero um país onde multidões sem casa e sem trabalho não precisem se manifestar, seja com paz, seja com violência, mas todos tenham naturalmente abrigo, salário, dignidade.
Quero um país onde as instituições não sejam desmanteladas, onde líderes e governos nos deem espaço e nos honrem com sua postura e ações. Onde "corrupção" seja uma palavra estranha, não esse pão nosso de cada dia que é agora, que só nos faz perder a confiança naquilo que deveria ser o nosso estímulo.
Quero um Brasil justo, esperançoso, progressista, onde o primeiro avanço seja o da dignidade de seu povo, dos mais privilegiados aos mais despossuídos, pois assim, com o tempo, não haverá mais despossuídos: todos poderemos produzir com contentamento, segurança e paz, em qualquer lugar, em qualquer nível, da mais sofisticada tecnologia, da mais avançada ciência, ao mais simples mas essencial trabalho nas casas, nas indústrias, nas lojas, nos portos, nas estradas, nos hospitais, nos mercados, nas bancas de jornal, na direção de um ônibus ou de um táxi.
Para isso, quero antes de tudo um Brasil onde haja escolas para todos, porque povo educado é povo informado, lúcido, e feliz. Podem ser modestas, não precisam de grandes bibliotecas ou mirabolantes envios ou promessas de computadores: precisam, para começar, de paredes, assoalho, mesas e cadeiras, livros, uniformes, banheiros limpos, merenda que não foi roubada e professores satisfeitos, isto é, com salário honrado e dignidade. Também quero escolas protegidas de traficantes e de violência interna. Aliás, quero um Brasil onde o narcotráfico não tenha importância nem poder.
Quero um país onde velhos, grávidas, crianças e carentes não tenham de ficar meses à espera de uma consulta, parir ou morrer na maca ou no chão do corredor, ou voltar para casa com filhinho doente nos braços, com a informação de que não há nem o mais simples remédio para ajudar. Quero um Brasil onde ser médico não é ser explorado, mas dignificado. Onde ser professor não é ser humilhado, mas honrado.
Quero um Brasil onde não se minta iludindo o povo ingênuo com promessas que, ano após ano, se acumulam como castelos de areia, onde não nos tratem com mentiras óbvias mas respondam à nossa confiança com obras reais, com ações visíveis e concretas, movidas por um verdadeiro interesse e empenho por este lugar e esta gente, muito além do desejo de poder.
Quero um Brasil onde haja real democracia, onde não se persiga quem expõe sua opinião, onde não se planeje amordaçar a imprensa, onde todos sejam ouvidos e tratados com cortesia, e atendidos dentro do possível, sem populismo nem autoritarismo, sem grosseria, sem ironia nem sarcasmo, sem desonra nem medo. Pois o medo, a ameaça, o suborno, a exploração da fraqueza, da credulidade ou da indigência são o contrário da democracia.
Quero um país integrado no contexto global mais civilizado, não obtuso e à margem, não ofuscado pela ideologia ou caprichos, não alardeando um ufanismo descabido e pobre, mas aberto ao intercâmbio com os países mais avançados, mais livres e mais justos, sendo ouvido, respeitado, e admirado por vencer a alienação e o atraso.
Quero o Brasil que em poucas horas poderemos criar com um gesto simples chamado "voto": escolhendo lúcida e conscientemente quem nos representa e quem nos governa, quem pode nos ! levar à posição que desejamos e de que necessitamos. Pois merecemos sentir alegria, orgulho, segurança e ânimo com o Brasil que estamos a cada dia construindo, e queremos igualar aos melhores entre todos. Depende de nós.

Matéria publicada na Revista Veja, 07 de Outubro de 2014.

23 comentários :

  1. Jefferson lucas (Jeffe)6 de novembro de 2014 às 07:47

    LYA LUFT é uma mulher sonhadora (utópica) que não se contenta com a própria realidade imposta as pessoas. Somos gente, e não devemos se contentar com as migalhas impostas , temos que sonhar, um Brasil melhor é possível , onde todos se beneficiem , onde haja uma boa educação para todos, saúde decente, moradia ,temos que deixar a menoridade e sermos mais exigentes , procurarmos estar envolvidos e sempre buscar a felicidade do conjunto, onde todos se desfrutem do que é seu por direito, e sempre buscando melhoras, e se tornando sujeitos críticos e não conformados com a realidade desastrosa .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo com meu amigo jefferson o brasil pode ser melhor e so nois querer e escolher a melhor escolha na hora de votar.

      Excluir
    2. Jefferson lucas (Jeff)6 de novembro de 2014 às 10:14

      É sim meu amigo Josimar nós podemos ter um Brasil melhor, basta querermos ! ;)
      #juntosPeloBrasilMaisFORTE!

      Excluir
  2. LYA LUFT, Fala como ela realmente se sente em relação ao Brasil, ela não contenta com as irregularidades do nosso País, e tudo o que ela quer e um País seguro, democrático, com melhores condições de saúde,e que tenhamos ruas seguras para toda a população do nosso país

    ResponderExcluir
  3. Lya Luft fala de um Brasil que está longe de ser real mas ela sonha em um Brasil melhor.Todos os brasileiros pensa dá mesma forma que ela,pós quem não quer um país com mas ''mordomia'' que possamos viver bem e que possamos nós orgulhar dele mas isso só depende de nós então vamos fazer de tudo para que possamos viver e conseguir um Brasil como nós sonhamos :)

    ResponderExcluir
  4. rumo a um novo brasil melhor

    ResponderExcluir
  5. Esse texto fala exatamente como o Brasil deveria ser, mas infelizmente isso não acontece !

    ResponderExcluir
  6. concordo com ela devemos pensar e sonhar em um país melhor,mas para ter um país melhor só depende de nós então vamos ter consciência e votar com sabedoria para que com isso possamos viver em um país melhor :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jefferson lucas (Jeff)13 de novembro de 2014 às 09:50

      Concordo com você Renata o Brasil melhor é possível basta querermos , vamos votar em pró das melhorias e não vamos nos conformar com as migalhas que nos são impostas.

      Excluir
  7. Todos queremos um brasil melhor é só depende de nós que somos "O Futuro do brasil" porém muitos não dão a minima pra política mesmo que seja ela que define nosso futuro como cidadãos da Nação!

    ResponderExcluir
  8. O Texto Fala Exatamente Do Brasil Que Deveria Ser Mais a Verdade é Que Não Fazem Nada No Nosso Brasil Melhorar :/

    ResponderExcluir
  9. devemos pensa e vota melhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jefferson Lucas (Jeff)14 de novembro de 2014 às 04:30

      É verdade meu amigo vagner , o poder está na mão do povo ,por isso, temos uma grande responsabilidade nas mãos , vamos votar por um Brasil melhor !

      Excluir
  10. O povo Brasileiro esta querendo um Brasil melhor, mas para isso precisamos ter mais cuidado é pesquisar melhor o histórico do candidato e ver realmente os propostas que ele tem são realmente o melhor e sé realmente ele vai ter condição de cumprir, só assim realmente o Brasil vai melhorar de verdade.

    ResponderExcluir
  11. O Brasil esta bem distante da realidade,mais o Brasil tem capacidade de ser um país bem melhor.Nos brasileiros pençamos da mesma forma que LYA LUFT porque esta e a realidade que estamos vivendo mais sonhamos em ter um brasil melhor!!!!

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito desse texto pois me identifiquei com o que a Lya Luft escreveu, basicamente eu desejo as mesmas coisas para o nosso país... Porém, acredito que os problemas estão muito enraizados e serão difíceis de resolver mas isso cabe a cada a nós mudarmos o Brasil poouco a pouco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo, mas nós também temos que escolher melhor quem vai governar o Brasil, só assim essa tao falado sonho de ter um Brasil melhor vai sé concretizar.

      Excluir
  13. A gente pode mudar o Brasil antes de escolher em que votar, pois são nossas escolhas que podem mudar brasil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo com cleyson, a gente pode sim mudar o brasil e so queremos fazer o melhor para o Brasil. acredito sim que o voto pode fazer a diferença e mostra a opiniao do povo brasileiro.

      Excluir
  14. O texto fala de um Brasil que deveria ser mais consistente, e fala de seus "defeitos" e de suas respectivas, melhoras. Fala de uma utopia de um Brasil, que eu sei que com muita conquista e luta da população vai ser melhorada, uma nova reformulação das leis, por isso a importância de sermos cidadães que nos interessemos mais por politica, e por esses governantes, para sermos mais politizados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Com o Pcr o Wesley Que Deveremos Ser Mais Consistente. Para Que Nosso Brasil Melhore Cada Fez Mais .. :)

      Excluir
    2. O problema é que maior parte da população nem liga pra política e só vota por votar.

      Excluir
  15. concordo com cleyson por que podemos sim mudar o brasil por isso antes de votar devemos observar bem os candidatos e fazer escolhas boas para o brasil.

    ResponderExcluir